Encontro incentiva organizações a contratarem pessoas com deficiência

As empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência para compor suas equipes não podem perder a roda de conversa Empresa inclusiva: desafios e oportunidades, que o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura promove nesta quinta-feira (29/6), às 14h, na sede do órgão, no bairro Cristo Rei. O evento é aberto e grátis.

Durante o bate-papo, os participantes serão informados sobre como organizar o espaço e os insumos que o trabalhador pessoa com deficiência deve usar, além da importância de preparar a equipe para a acolhida do novo colega, de acordo com o que determina a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).

“São recursos de acessibilidade que as empresas precisam observar, a fim de garantir a segurança, o bem-estar e a permanência do empregado. É uma oportunidade para seus representantes se esclarecerem, uma vez que existem 400 vagas abertas para o segmento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Curitiba”, observa o responsável pelo Setor de Empregabilidade do DPCD, Adriano Laurindo.

Câmara de Inclusão

Para falar sobre o assunto, o DPCD convidou a terapeuta ocupacional Cleonice Trajano, da Escola Especializada Primavera. Sua fala será ilustrada por um trabalhador contratado pela Farmácia Droga Raia, uma das integrantes da Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho do órgão.

Também fazem parte dela as organizações Condor, O Boticário, Coca-cola, Renault, Velox Consult Recursos Humanos, Unimed, Burger King, Bundy Refrigeration, Festval, Paraná Talentos, Grupo Marista, Herbarium, DB Diagnósticos, WebHelp, SoftMarketing e Grupo Marista, entre outras.

Há vagas

A ausência dessa categoria de trabalho no mercado, porém, é maior do que sinaliza o Sine. Segundo informações do Portal de Inspeção do Trabalho, em 2021 apenas 7.675 das 15.876 vagas reservadas em Curitiba estão ocupadas. Isso significa que sobram 8.201 postos de trabalho, equivalentes a 51,66%.

A Lei 13.146/2015) determina que empresas a partir de 100 empregados precisam reservar pelo menos 1% das vagas de emprego para pessoas com deficiência. Assim, a organização que tenha 100 trabalhadores em seu quadro precisa ter pelo menos um trabalhador com deficiência entre eles.

Serviço: Empresa inclusiva: desafios e oportunidades

Roda de conversa

Data: quinta-feira (29/6), às 14 horas
Local: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei)
Grátis
Sem inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *