Toledo lança “Campanha Legal 2022”

Diversas entidades participaram, nesta quinta-feira, 20, do Lançamento da Campanha Legal 2022. Neste ano o tema será ‘Declare Seu Carinho’. O evento, realizado na Associação Social São Vicente de Paulo, marcou a 22ª edição da mobilização para incentivar pessoas e empresas a destinarem parte do imposto de renda para entidades que atendam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, e esportes e lazer.

Durante o lançamento, aconteceu a apresentação do mote da campanha 2022 que é ‘Declare seu Carinho’. Presente na mesa de honra, em sua fala, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt enalteceu o empenho dos setores envolvidos – cooperativas, associações da sociedade civil organizadas, entidades assistenciais, imprensa, administração municipal e demais órgãos envolvidos – para a realização da Campanha. O representante do prefeito Beto Lunitti, acompanhado da secretaria de Desenvolvimento Humano, Jennifer Teixeira, e demais servidores municipais, ratificou a necessidade de ampliar os trabalhos em prol do direito das pessoas à assistência social. 

A Campanha Legal tem como objetivo a destinação de parte dos recursos do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Toledo. Pessoas Físicas (PF) podem destinar 1% e Pessoas Jurídicas (PJ) 6% do imposto devido. Interessados em contribuir com a Campanha podem procurar os escritórios de contabilidade parceiros até dia 29 de dezembro. Em 2021, a Campanha arrecadou R$ 855.514,28. Somando-se a este valor as arrecadações por DARF, multas judiciais, restituições de entidades e rendimentos alcançou-se a soma de R$ 1.301.652,07. Valor este que foi repassado a seis entidades em 2022.

Parceiros – A Campanha Legal conta com a adesão de diversos setores como a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT);  Associação dos Contabilistas; Associação Toledana de Imprensa (ATI); Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), Sicoob Meridional, Sicredi, Uniprime – Pioneira do Paraná; Prefeitura de Toledo; Câmara de Toledo e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (SINCOESTE).

Entidades beneficiadas – Na campanha anterior foram atendidas as entidades Ação Social São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), Casa de Maria – Assistência à Criança e Adolescente, Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda e Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions.

Texto: Prefeitura de Toledo, com informações da Assessoria da Campanha Legal

Fotos: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *